» Página Inicial » Educação Continuada » Sugestões para apresentação de áudio-visual

Sugestões para apresentação de áudio-visual

SUGESTÕES PARA APRESENTAÇÕES ÁUDIO-VISUAIS

Extraído do kit para palestrantes do 82º "meeting" da Radiological Society of North America com modificações e adaptações.
Mesmo que você seja um palestrante experiente , por favor revise as informações que se seguem.
1. FAÇA SLIDES DE TEXTO SIMPLES : Se houver muita informação , divida-a em vários slides . Não se deve utilizar mais de sete linhas por slide. Pense nas pessoas que estarão no fundo do auditório , especialmente em grandes salas , e use fontes (letras) grandes e legíveis.
2. Os slides de radiografias devem ser claros e com excelente qualidade: Imagens densas ou escuras tem uma projeção ruim em auditórios grandes . Teste seus slides em um auditório grande para ter certeza da qualidade dos mesmos .
3. Slides raros ou difíceis de serem substituídos devem ser duplicados previamente para prevenção em caso de acidente com perda dos mesmos.
4. Molduras grossas tem maior possibilidade de ficarem presas nos projetores.
5. Tenha certeza de que as informações em seus slides estejam bem apresentadas. Zoom em áreas mais importantes e setas mostrando regiões específicas ou lesões podem ser úteis.
6. Limite o número de slides a um ou um par para cada minuto da sua apresentação.
7. Numere seus slides na seqüência correta e limpe-os antes da apresentação . Marque com caneta hidrocor um ponto vermelho ou de outra cor no canto inferior esquerdo de cada moldura para ajudá-lo a posicionar rápida e corretamente os slides ao montar o carrossel. Apresentações com dois projetores devem ter um slide negro ou com "interlúdio" (fotos de paisagens, pessoas, etc) nos locais correspondentes a uma passagem de um só slide
8. Use duplicatas quando for reapresentar uma imagem . As pessoas que controlam os projetores não tem a obrigação de ficar procurando slides para você. Além disso , voltar o carrossel usualmente provoca confusão na ordem da apresentação e na platéia.
9. A cor é atraente em slides de texto , mas use apenas cores claras como branco e amarelo impressas em fundo escuro como azul ou preto. Não use vermelho, vinho, laranja ou verde para escrever em fundo escuro. Daltônicos não conseguem distinguir letras vermelhas em um fundo azul .
10. Para slides em preto e branco, usar letras ou esquemas brancos em fundo preto é melhor que usar preto em fundo branco.
11. O paciente tem que ser preservado em seu direto à privacidade. Certifique-se de que não existem nomes nos slides.
12. Procurem evitar colocar nos seus slides informações comerciais como nomes ou logotipos de empresas e propaganda de produtos.

SUGESTÕES PARA APRESENTAÇÃO ORAL

1. Organize sua apresentação oral em uma seqüência lógica. Divida-a, se possível, em partes: técnica, anatomia e patologia (anomalias congênitas, infeccções, tumores, trauma, etc.) em caso de palestra sobre imaginologia de determinado órgão ou sistema ou em objetivos, material e métodos, resultados e conclusões em caso de trabalho científico original.
2. Não procure ser muito abrangente , deixe os pequenos detalhes para publicações. Discuta apenas os pontos mais importantes do tema. Lembre-se que você está se apresentando com tempo limitado e correr não vai ser útil nem para a apresentação nem para sua reputação.
3. Escreva a sua apresentação (se julgar necessário) e pratique-a em um auditório com um ou mais críticos. Isto vai lhe ajudar a organizar o seu material. Se você exceder o tempo estipulado o presidente da mesa pode se ver forçado a terminar a sua apresentação.
4. Continue praticando e editando sua apresentação até que você possa realizá-la de forma clara e no tempo estipulado.

DICAS PARA UMA APRESENTACÃO LEGÍVEL E DE SUCESSO COM SLIDES

1. Simplifique o material no slide para ilustrar um único tópico ou idéia . O conteúdo do slide deve ser suficientemente compreendido em 20 segundos.
2. Se o slide puder ser lido ao segurá-lo com o braço esticado diante do negatoscópio, ele será bem visualizado na tela.
3. Para realçar seus slides, use cores claras em fundo escuro . Não use vermelho em fundo azul pois os daltônicos podem não conseguir ler os slides.
4. Não use fundo ou letras vermelhas , verdes ou roxas.
5. SIMPLIFIQUE , SIMPLIFIQUE , SIMPLIFIQUE : Toda sua apresentação não precisa estar em seus slides. Eles devem apenas servir de apoio à sua apresentação e enfatizar os pontos importantes.

OS SLIDES:
SLIDES DE TEXTO:


- Não devem ter mais de sete linhas e devem ter sete ou menos palavras por linha.

- O espaço entre as linhas deve ser no mínimo o do tamanho de uma letra maiúscula.

- Os títulos devem ter cinco ou menos palavras.

- Nunca fotografe uma folha datilografada. Use letras em negrito e de cor clara em um fundo escuro.

SLIDES DE GRÁFICO:

- Mantenha os gráficos simples.

- Use números arredondados

- Use um número pequeno de legendas

SLIDES DE DIAGRAMAS (DESENHOS,ETC):

- Simplifique os diagramas para mantê-los compreensíveis.

- Divida diagramas complexos em vários diagramas.

- Use sombras para um efeito dimensional.

SLIDES DE TABELAS

- Faça tabelas curtas e resumidas. Dois slides simples são melhores que um slide complicado.

- Não encha demais o slide.

- Organize o slide para a fonte (letra) ficar o maior e mais legível possível.

NO DIA DA AULA

Procure chegar pelo menos 15 minutos antes da hora marcada para o início da aula para ter tempo de montar o Data Show e revisar os slides. Se possível, já salva logo sua apresentação no computador a ser utilizado. Verifique se sua versão de Power Point é compatível com a do computador a ser utilizado.

Tradução com modificações e adaptações: João Ribeiro e Fernando Amaral.


Copyright 2010. Sociedade de radiologia de pernambuco
Av. Visconde de Suassuna, 923 - sala 102
Santo Amaro - Recife/pe
(81) 3423-5363