Vídeos-aulas

Normas dos cursos

De acordo com os artigos 30 e 5 0 da resolução 04/83 do Presidente da Comissão Nacional de Residência Médica e conforme os Programas de Residência Médica, do Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE), do Hospital Barão de Lucena (HBL), do Hospital da Restauração (HR) e do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), este curso é_recomendado para os residentes/estagiários da área de Diagnóstico por Imagem e destina-se a cumprir a carga horária para atividades teórico-práticas (10 a 20%, contra 90 a 80% de treinamento em serviço). Por extensão, o mesmo aplica-se aos estagiários do HC-UFPE, HBL, IMIP e HR. Por norma do curso, são obrigatórios o pagamento da inscrição e a freqüência às aulas e testes pelos residentes e estagiários destes serviços em todos os módulos oferecidos do curso e na Sociedade de Radiologia de Pernambuco.

É pré-requisito para inscrição nos curso para os residentes e estagiários assinar o termo de compromisso aceitando estas normas. As aulas para R1/E1 serão dadas normalmente nas terças e quintas feiras no auditório anexo à Sociedade de Radiologia de Pernambuco e as dos R2/E2 nas segundas e quartas feiras no mesmo local. Iniciam-se às 19:00 horas. Quando houver duas aulas no mesmo dia, a segunda aula inicia-se às 20:00 horas. O módulo de Pediatria para R1/E1( Curso de Radiologia Pediátrica Dr. Milton Medeiros) será dado no IMIP nas terças e quintas feiras com a primeira aula de cada dia iniciando-se às 17:00 horas e a segunda às 18 horas.

Em caso de necessidade do professor, pode haver remanejamento do horário das aulas ainda dentro do mês do módulo autorizado pelo coordenador do módulo. Neste caso a secretária do curso (fone-34235363) avisará por telefone a tempo aos residentes e estagiários.

A nota mínima de aprovação em cada módulo é 6,0 (seis). O peso desta nota na avaliação do residente fica a critério do seu respectivo serviço.

Ao final de cada módulo será enviado relatório para as chefias das residências e estágios informando freqüência, notas e data de pagamento das inscrições de cada aluno.

As faltas serão comunicadas através de fax no dia seguinte pela secretária ao coordenador do curso que as informará aos respectivos chefes das residências para as providências cabíveis. A justificação ou não das faltas ficará a critério dos chefes das residências após apresentação de atestado médico ou outra justificativa.

O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito no dia da primeira aula do módulo. Os atrasos no pagamento serão comunicados ao coordenador do curso que os informará às chefias do residente ou estagiário.. Não poderão realizar os testes os alunos em débito. Caso o residente ou estagiário ausente-se por longos períodos para estágios em outros estados aprovados pela sua chefia de residência ou estágio e perca mais de uma aula por módulo ou falte à prova do módulo terá que repeti-lo em outro ano para ter direito ao certificado do módulo.

m caso de número excessivo de faltas, não pagamento das inscrições, indisciplina, etc. , o aluno poderá sofrer punições, a critério do seu chefe de residência ou COREME( Comissão de Residência Médica da instituição de saúde) de acordo com o caso, com repreensão verbal, repreensão escrita com comunicação à COREME, suspensão ou até mesmo com o seu desligamento do curso e/ou residência médica ou estágio. Estes dois últimos níveis de punição em geral ficam a cargo da COREME. As chefias das residências e estágios não deverão conceder férias ou permissão para cursos fora do estado nos meses dos módulos já que a freqüência a este Curso de Educação Continuada é obrigatória.

A bibliografia básica para as aulas em geral estará disponível nas bibliotecas das residências ou na home-page da Sociedade de Radiologia de Pernambuco.

Não haverá adiamento de provas a pedido dos alunos sob alegação de necessidade de mais tempo para estudar. Como o volume de informações é muito grande recomendamos aos alunos que estudem logo nos dias seguintes a cada aula. Considerar a possibilidade de estudo em grupo com outros residentes e estagiários. As provas serão marcadas de modo que sempre haja um intervalo de pelo menos 4 dias entre a última aula do módulo e o teste.

O compromisso com plantões noturnos não será aceito como justificativa para faltas as aulas ou provas. Os alunos não devem assumir compromissos com plantões nos dias das aulas ou provas e a coordenação do curso não deve trocar as datas destes eventos para outros dias que não sejam os habituais (segunda e quarta para R2 ou terça e quinta para R1).

Somente poderão realizar as provas, ter as provas corrigidas e receber os certificados dos módulos os residentes e estagiários com no máximo 20% de faltas às aulas de cada módulo.

O aluno que faltar um teste de módulo por motivo justificado aceito pela sua chefia respectiva poderá submeter-se ao teste no ano seguinte sem ter que assistir novamente às aulas. Em caso de falta aos testes os alunos receberão um carta do coordenador da sua residência solicitando a explicação do motivo da falta.

O programa do curso evitará aulas nos seguintes eventos: Jornada Paulista de Radiologia, Jornada Norte-Nordeste de Radiologia, Jornada Pernambucana de Radiologia e Congresso Brasileiro de Radiologia. No RSNA(Chicago) haverá aulas e testes normais. Caso o aluno compareça a este evento pode ter seu teste aplicado por um professor nosso que esteja no RSNA no mesmo dia da prova no Recife.

Ao final de cada módulo será entregue a cada aluno aprovado em envelope confidencial o respectivo certificado do módulo com a nota do teste pela Sociedade de Radiologia de Pernambuco. Alunos com faltas acima de 20% não receberão certificados. Alunos residentes ou estagiários de radiologia que faltarem o teste receberão declaração de comparecimento com a expressão "não tendo comparecido ao teste de avaliação". Alunos com nota baixo de 6,0 poderão receber o certificado especificando a nota obtida e a expressão "não tendo sido aprovado no teste de avaliação".

Ao final do curso de R2 será emitido um certificado de conclusão do curso com bom aproveitamento para cada aluno que tenha sido aprovado em todos os módulos constantes dos programas de R1 e R2.

O R1 e o R2 que somarem o maior número total de pontos nas provas de fevereiro até outubro serão agraciados com o Prêmio Dr. Milton Medeiros concedido pela Sociedade de Radiologia de Pernambuco.

Para um aprimoramento continuado do curso é interessante que os alunos colaborem com os professores oferecendo como gentileza novos casos interessantes para inclusão nas suas respectivas aulas.

Os casos omissos serão resolvidos pelo coordenador do curso. Caso tenha sugestões sobre estas normas, enviar para o coordenador do curso.

Comissão de Residência Médica da SRPE

Sugestões para apresentação de áudio-visual

SUGESTÕES PARA APRESENTAÇÕES ÁUDIO-VISUAIS

Extraído do kit para palestrantes do 82º "meeting" da Radiological Society of North America com modificações e adaptações. Mesmo que você seja um palestrante experiente , por favor revise as informações que se seguem.

1. FAÇA SLIDES DE TEXTO SIMPLES : Se houver muita informação , divida-a em vários slides . Não se deve utilizar mais de sete linhas por slide. Pense nas pessoas que estarão no fundo do auditório , especialmente em grandes salas , e use fontes (letras) grandes e legíveis.
2. Os slides de radiografias devem ser claros e com excelente qualidade: Imagens densas ou escuras tem uma projeção ruim em auditórios grandes . Teste seus slides em um auditório grande para ter certeza da qualidade dos mesmos .
3. Slides raros ou difíceis de serem substituídos devem ser duplicados previamente para prevenção em caso de acidente com perda dos mesmos.
4. Molduras grossas tem maior possibilidade de ficarem presas nos projetores.
5. Tenha certeza de que as informações em seus slides estejam bem apresentadas. Zoom em áreas mais importantes e setas mostrando regiões específicas ou lesões podem ser úteis.
6. Limite o número de slides a um ou um par para cada minuto da sua apresentação.
7. Numere seus slides na seqüência correta e limpe-os antes da apresentação . Marque com caneta hidrocor um ponto vermelho ou de outra cor no canto inferior esquerdo de cada moldura para ajudá-lo a posicionar rápida e corretamente os slides ao montar o carrossel. Apresentações com dois projetores devem ter um slide negro ou com "interlúdio" (fotos de paisagens, pessoas, etc) nos locais correspondentes a uma passagem de um só slide
8. Use duplicatas quando for reapresentar uma imagem . As pessoas que controlam os projetores não tem a obrigação de ficar procurando slides para você. Além disso , voltar o carrossel usualmente provoca confusão na ordem da apresentação e na platéia.
9. A cor é atraente em slides de texto , mas use apenas cores claras como branco e amarelo impressas em fundo escuro como azul ou preto. Não use vermelho, vinho, laranja ou verde para escrever em fundo escuro. Daltônicos não conseguem distinguir letras vermelhas em um fundo azul .
10. Para slides em preto e branco, usar letras ou esquemas brancos em fundo preto é melhor que usar preto em fundo branco.
11. O paciente tem que ser preservado em seu direto à privacidade. Certifique-se de que não existem nomes nos slides.
12. Procurem evitar colocar nos seus slides informações comerciais como nomes ou logotipos de empresas e propaganda de produtos.

SUGESTÕES PARA APRESENTAÇÃO ORAL

1. Organize sua apresentação oral em uma seqüência lógica. Divida-a, se possível, em partes: técnica, anatomia e patologia (anomalias congênitas, infeccções, tumores, trauma, etc.) em caso de palestra sobre imaginologia de determinado órgão ou sistema ou em objetivos, material e métodos, resultados e conclusões em caso de trabalho científico original.
2. Não procure ser muito abrangente , deixe os pequenos detalhes para publicações. Discuta apenas os pontos mais importantes do tema. Lembre-se que você está se apresentando com tempo limitado e correr não vai ser útil nem para a apresentação nem para sua reputação.
3. Escreva a sua apresentação (se julgar necessário) e pratique-a em um auditório com um ou mais críticos. Isto vai lhe ajudar a organizar o seu material. Se você exceder o tempo estipulado o presidente da mesa pode se ver forçado a terminar a sua apresentação.
4. Continue praticando e editando sua apresentação até que você possa realizá-la de forma clara e no tempo estipulado.

DICAS PARA UMA APRESENTACÃO LEGÍVEL E DE SUCESSO COM SLIDES

1. Simplifique o material no slide para ilustrar um único tópico ou idéia . O conteúdo do slide deve ser suficientemente compreendido em 20 segundos.
2. Se o slide puder ser lido ao segurá-lo com o braço esticado diante do negatoscópio, ele será bem visualizado na tela.
3. Para realçar seus slides, use cores claras em fundo escuro . Não use vermelho em fundo azul pois os daltônicos podem não conseguir ler os slides.
4. Não use fundo ou letras vermelhas , verdes ou roxas.
5. SIMPLIFIQUE , SIMPLIFIQUE , SIMPLIFIQUE : Toda sua apresentação não precisa estar em seus slides. Eles devem apenas servir de apoio à sua apresentação e enfatizar os pontos importantes.

OS SLIDES:

SLIDES DE TEXTO:

- Não devem ter mais de sete linhas e devem ter sete ou menos palavras por linha.
- O espaço entre as linhas deve ser no mínimo o do tamanho de uma letra maiúscula.
- Os títulos devem ter cinco ou menos palavras.
- Nunca fotografe uma folha datilografada. Use letras em negrito e de cor clara em um fundo escuro.

SLIDES DE GRÁFICO:

- Mantenha os gráficos simples.
- Use números arredondados
- Use um número pequeno de legendas

SLIDES DE DIAGRAMAS (DESENHOS,ETC):

- Simplifique os diagramas para mantê-los compreensíveis.
- Divida diagramas complexos em vários diagramas.
- Use sombras para um efeito dimensional.

SLIDES DE TABELAS

- Faça tabelas curtas e resumidas. Dois slides simples são melhores que um slide complicado.
- Não encha demais o slide.
- Organize o slide para a fonte (letra) ficar o maior e mais legível possível.

NO DIA DA AULA

Procure chegar pelo menos 15 minutos antes da hora marcada para o início da aula para ter tempo de montar o Data Show e revisar os slides. Se possível, já salva logo sua apresentação no computador a ser utilizado. Verifique se sua versão de Power Point é compatível com a do computador a ser utilizado.

Tradução com modificações e adaptações: João Ribeiro e Fernando Amaral.

Codificação de diagnóstico

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