Notícia

BIOGRAFIA - Dr. Lucilo Simoni

Hoje completaria 100 anos, o mestre Dr. Lucilo, um dos grandes baluartes da radiologia pernambucana , e um dos primeiros presidentes desta aguerrida sociedade com mais de 50 anos de história: SRPE!

Em nome de todos os Pernambucanos : o nosso eterno muito obrigado pelas contribuições à Radiologia de Pernambuco !

Conheça um pouco da biografia deste grande líder:

Dr. Lucilo Simoni de Albuquerque Maranhão
✱27/10/1920 ✝01/07/2009

Nascido em 27/10/1920 no antigo Engenho Pocinho, antigamente fincado em terras do município de São Lourenço da Mata, e hoje do município de Moreno, onde passou boa parte da infância. Filho de Jerônimo de Albuquerque Maranhão, agricultor e Maria da Penha Simoni de Albuquerque Maranhão.

Cursou ou primário em Jaboatão em escola pública. Foi um dos primeiros de sua classe o que lhe dava o direito de realizar a matrícula automática no Ginásio, sem prestar exame de admissão. Resolveu abrir mão do direito conquistado e fazer o curso completo e prestando exame de admissão, pois acreditava que desta forma teria uma “base” mais sólida.

Passou com nota máxima (10,0) e cursou o Ginásio e o Curso Pré-Médico no Colégio Oswaldo Cruz, na Rua Dom Bosco em Recife. Prestou exame vestibular para medicina, ingressando na faculdade aos 20 anos. Realizou um curso médico bem cuidado.

Ainda no início da faculdade, o então jovem Lucilo, servia simultaneamente ao Exército do Recife no serviço da Radiologia. Iniciava-se aí o Radiologista. No 5º ano do curso estagiou por concurso de currículo no Hospital Pronto-Socorro do Recife e no Sancho (hoje Hospital Geral Octávio de Freitas).

Formou-se pela Faculdade de Medicina no ano de 1946, da então Universidade do Recife, hoje Universidade Federal de Pernambuco. Fez curso de Especialização em Radiologia Geral com o prof. Dr. Nicola Caminha no Rio de Janeiro durante o ano de 1947, tendo feito neste mesmo ano o Curso de Radiologia com Prof. Dr. Duque Estrada, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

De volta ao Recife, no ano de 1947 fundou sua clínica de radiologia intitulada Clínica Radiológica Lucilo Maranhão, antes sediada no Edf. Santana na Rua Mathias de Albuquerque no centro do Recife, sendo transferida posteriormente, onde até hoje está instalada e ampliada, para o bairro do Derby na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti.

Em 1948 foi contratado com médico radiologista do antigo hospital do Centenário. Depois também radiologista do Instituto dos Bancários e posteriormente do hospital Barão de Lucena. Neste, remontou todo o serviço da Radiologia, que passou a funcionar no 1º andar, após ter sido destruído pela grande cheia que assolou o Recife em 1975.

Exerceu cargo de Chefia nos Serviços de Radiologia dos hospitais Gomes Maranhão, Centenário e do Barão de Lucena.

Foi Membro Fundador da Sociedade de Radiologia de Pernambuco, criada em 1963, da qual foi eleito presidente por duas vezes: de 1967 a 1971 e de 1977 a 1978. Recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Maciel Monteiro em 1996. Era Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), da Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem de Pernambuco, da Sociedade de Medicina de Pernambuco, da Associação Médica Brasileira e da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia.

Era conhecido pelo seu jeito educado e fino, sempre falando com um tom de voz manso e calmo, mas com precisão e firmeza quando era assim necessário. Era um homem de poucas palavras e de muitas ações, pelas quais era sempre entendido sem o desgaste e o calor das discussões. Sempre assumiu compromissos apenas dentro dos seus limites e cumpria-os seja em quanto tempo fosse necessário.

Foi um grande profissional com inúmeros trabalhos prestados à medicina pernambucana, sempre com ética, honestidade e profunda dedicação.

Confira algumas fotos:

Publicada em 27/10/2020

Contato

Avenida Visconde De Suassuna, 923
Edifício Bosque de Versailles - Sala 105
Santo Amaro - Recife, PE
CEP: 50050-540

(81) 98188-9354

contato@srpe.org.br
srpe.sociedade@gmail.com

Nos envie uma mensagem que responderemos o mais breve possível