Notícia

Um pouco sobre Dr. Edison de Barros e Silva

Educador, instrutor, professor, formador, informador, vários títulos que poderiam ser resumidos num só, Sacerdote. Função de extrema importância, relevância e totalmente indispensável.

Gostaria de me reportar a alguns anos já passados, na época de colégio/faculdade, tendo nessa ocasião sido criada e fundada por mim com ajuda bastante valiosa de outros colegas uma escola que abrangia da ALFABETIZAÇÃO AO FINAL DO ANTIGO CURSO PRIMÁRIO.
Essa escola funcionava à noite, era para adultos e não tinha finalidade lucrativa, era, portanto, gratuita e que além do curso primário promovia outras atividades com os alunos e com a comunidade local, já que tinha como localização um bairro periférico e com baixas condições socioeconômicas. A mesma existiu por um período de tempo em torno de mais ou menos 6 anos, atingindo aproximadamente um número de 1500 adultos. Considerando uma criança que aos 5 anos de idade não conhece números e letras, não consegue juntar sílabas para formar palavras, começa então, infelizmente, a vida como fracassada, esses adultos estavam em situação muito pior. Fazíamos uma mini palestra, antes do início das aulas, com todos reunidos no pátio, era o nosso “boa- noite”. Nas turmas mais adiantadas, em aulas de português, onde já se fazia redações, sugeríamos temas que serviriam para entendermos melhor com quem estávamos lidando afim de abordarmos o grupo de uma forma mais prática. Lembro-me de alguns temas sugeridos, a exemplos: Quais suas metas futuras? Fale do seu bairro. Por que devo estudar?! Qual a importância da família? Trabalhávamos não pela assistência social e sim pela promoção social e com isso tiraríamos dos porões, do submundo, da ignorância, da cegueira intelectual, da invisibilidade e da miséria fazendo a transposição para a luminosidade e clarividência. Na ocasião pensou-se em expansão para a área técnica com cursos profissionalizantes o que não foi possível, estava além das nossas fronteiras.

Infelizmente o tempo passa e as atividades dessa escola tiveram que ser encerradas por ocasião do término do meu curso superior, já que tive que me ausentar para exercer a fase de pós-graduação fora do estado. Ao retornar tive a satisfação de receber um convite de um ex-aluno que entrou na escola, após uma avaliação, no 2° ano primário e que estava se formando em Biologia. Tamanha foi a minha satisfação pelo sucesso do mesmo e que apesar do mérito próprio, talvez não tivesse alcançado seu objetivo se não lhe fosse dada a oportunidade oferecida pela escola em questão. Refiro-me a esse aluno, porém, acredito que muitos outros tenham alcançado também suas metas. Enfim, reitero a minha opinião, como é também de grande parte da população, de que uma educação de boa qualidade é a mola mestra para impulsionar desenvolvimento de qualquer país o que só poderá ser alcançado dando-se o real valor e mérito que tem a grandiosa classe dos PROFESSORES.

Edison de Barros e Silva Médico preceptor do Serviço de Imaginologia do IMIP.

Publicada em 07/08/2020

Contato

Avenida Visconde De Suassuna, 923
Edifício Bosque de Versailles - Sala 105
Santo Amaro - Recife, PE
CEP: 50050-540

(81) 98188-9354

contato@srpe.org.br
srpe.sociedade@gmail.com

Nos envie uma mensagem que responderemos o mais breve possível